segunda-feira, 12 de julho de 2010

Destaques da Copa

A Copa do Mundo 2010 acabou de terminar e já está nos deixando com saudades. A Copa na África contou com um campeão inédito, a Espanha, e com a volta por cima da seleção uruguaia, que após 40 anos ficou entre as 4 melhores seleções do mundo. Contou com a renovação do time da Alemanha, com novos talentos, como Özil e Müller, e com o final do sonho do hexa em 2010, mas contou também com muita alegria à todos os africanos, que mesmo não tendo chegado à segunda fase, conquistaram o que mais queriam: Abrigar a primeira Copa do Mundo na África... Veja a seguir os maiores destaques desta Copa:

> Jabulani: A bola oficial da Copa do Mundo, a Jabulani, comemoração em zulu, deu o que falar. Vários jogadores, desde o início da preparação para o Mundial, reclamaram de sua leveza e das curvas que essa bola fazia. Felipe Melo e Julio César reclamaram dela dizendo que a bola é igual à uma patricinha, que nunca gosta de ser chutada, e que ela é se parece com uma bola de supermercado. Muitos gols saíram por causa da bola, bons exemplos disso são os gols do jogo entre Uruguai e Gana, em que os dois gols saíram após curvas estranhas da bola.

> Promessas: Os primeiros destaques dessa Copa foram as promessas feitas por muitas pessoas. O técnico argentino, Diego Armando Maradona, por exemplo, prometeu que se a Argentina fosse campeã, desfilaria pelado em pleno obelisco, a modelo paraguaia, Larissa Riquelme, seguiu a mesma linha, só que foi mais modesta, e prometeu que se o Paraguai chegasse ás semi-finais também desfilaria pelada.

> Sorte & Azar: Outros destaques foram o pé-frio Mick Jagger, vocalista dos 'Rolling Stones' e Paul, um polvo-vidente. Mick Jagger foi considerado nesta Copa um grande azarão, pois todo o time para que ele torcia, perdia, foi assim para a Inglaterra, EUA, Brasil, Itália e França; tomará que em 2014 ele torça para a Argentina. Mas houve 'alguém' que conseguisse acertar todos os ganhadores de vários jogos, Paul, um polvo de um aquário alemão. Ele acertou dos resultados mais fáceis, como a vitória alemã sobre os australianos, até as zebras, como na vitória da Sérvia sobre a Alemanha, além de acertar o campeão e o terceiro lugar.

> Torcida: O que também chamou a atenção, mas desta vez nos estádios, foram 3 coisas: As belas torcedoras, as mais variadas fantasias e como não poderia faltar, as VUVUZELAS. Os estádios da África do Sul ficaram em 2010 mais bonitos, tudo graças as belas torcedoras holandesas, argentinas, alemãs, dinamarquesas, de todas as nacionalidades, todas elas sempre foram focadas pela mídia, embelezando o esporte 'masculino'. Além de fanáticas torcedoras, os estádios contavam com pessoas que chegavam a se fantasiar para serem vistos. Ótimos exemplos são o Super-Homem Português e o Elefante Marfinense, que além de incentivar suas equipes deram um tom humorístico ás transmissões. As vuvuzelas chamaram bastante atenção, elas além de tirarem a concentração de jogadores e técnicos na Copa do Mundo também tiraram pouco-a-pouco a audição dos atletas. Comissões técnicas tentaram proibi-las nos estádios declarando que elas desconcentravam os jogadores, mas Joseph Blatter não aceitou dizendo que faziam parte da cultura do país. No fim da discussão nada foi mudado...

> Jogadores: Essa Copa trouxe ótimos jogadores e inúmeras revelações. Sobre alguns jogadores se esperavam muitas coisas, como no caso de Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Fernando Torres, entre outros, mas a maioria não conseguiu levar seu time á glória. Algumas das revelações mais importantes desse Mundial foram: Suárez - do Uruguai, nunca foi tido como um craque mas jogou bem. Müller, Khedira e Özil - da Alemanha, jovens jogadores que jogaram extraordinariamente bem nessa Copa. Honda - do Japão, mostrou que sabe bater muito bem na bola e que é um jogador habilidoso e acima da média. Pedro - da Espanha, jogador do Barcelona também muito habilidoso.

O que nos resta é esperar que na próxima Copa, em 2014 no Brasil, a seleção canarinho também possa trazer revelações e que ganhe o HEXA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário